sábado, 22 de novembro de 2008

Física Moderna Experimental

A física é uma ciência em constante evolução, inserida num contexto histórico de construção do pensamento humano, e você faz parte desse processo.Certamente você já leu ou ouviu termos como ondas eletromagnéticas, mecânica quântica, quantun e fóton, porém, seus significados não fazem parte do seu cotidiano.Física Moderna Experimental proporciona o entendimento mais profundo dessa linguagem contemporânea – decorrente do desenvolvimento da ciência e da tecnologia – por meio da realização de diversas atividades.
Os experimentos propostos utilizam materiais simples, de baixo custo, fácil acesso e presentes no cotidiano dos alunos. Representam, portanto, um apoio pedagógico para a inserção de física moderna experimental no ensino médio.Com diversas ilustrações, de leitura fluída e com uma abordagem histórica aliada às observações experimentais, esta obra tem o objetivo de desmistificar os recursos e os avanços tecnológicos decorrentes da “nova física” e aproximar cada vez mais o leitor dos desafios da ciência, tornando o curso de física muito mais agradável e interessante.

Visite o Blog do Livro para ver as soluções dos experimentos propostos:

http://fisicamodernaexperimental.blogspot.com/

sábado, 1 de novembro de 2008

Modellus na Semana Acadêmica














Os projetos de modelagem no Ensino de Física com o software Modellus foram expostos na Semana Acadêmica da PUC/SP com grande sucesso. Os Alunos do 1o ano do curso de Física usaram o Modellus para ilustrar problemas estudados no ensino médio.
Para entender melhor o lançamento de projéteis a simulação lembra um jogo de golfe, para estudar uma oscilação amortecida nada melhor que um Ioio humano. Para explicar conservação de energia podemos simular uma montanha russa. Mas se a idéia é explicar diagnóstico por Raios X, por que não simular uma feixe de fótons sendo espalhado ao interagir com o alvo?
Veja as fotos dos banners.